Em formato híbrido, Circuito Penedo de Cinema começa nesta segunda (22)

(Foto: Renner Boldrino/Circuito Penedo de Cinema)

Festival acontece de maneira online e presencial até domingo (28).

Nesta segunda-feira (22) começa a 11ª edição do Circuito Penedo de Cinema. Este ano, o evento acontece de maneira online e presencial até domingo (28).

Em 2021, o evento celebra o centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, com uma programação voltada para a cultura, ensino, e desenvolvimento das comunidades alagoanas do Baixo São Francisco.

No primeiro dia, a programação conta com a abertura da feira de empreendedores culturais, uma oficina de planejamento de produção audiovisual, e exibição do longa-metragem “Ensaio Sobre o Fracasso”, com a presença do diretor Cristiano Burlan.

O coordenador-geral do Circuito Penedo, professor Sérgio Onofre, destaca a pluralidade desta edição.

“Nossa programação nunca esteve tão robusta e diversificada, tentando abraçar vários segmentos culturais. Boa parte das atividades acontecerão simultaneamente na cidade e na internet, desde a exibição dos curtas até os debates com os realizadores”, salienta.

No site do Circuito, os curtas-metragens selecionados para o 14º Festival do Cinema Brasileiro, 11º Festival do Cinema Universitário de Alagoas e o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental estão disponíveis para o voto popular durante toda a semana.

No total, a programação conta com 75 filmes, incluindo os da 11ª Mostra de Cinema Infantil e da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que também podem ser assistidos online. Além deles, mais sete filmes convidados serão exibidos na Mostra de Longa-metragem, que ocorre exclusivamente em Penedo.

Devido à pandemia, o evento deve seguir as medidas de proteção, como a redução de 25% da capacidade da sala de exibição, distanciamento entre assentos, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição da temperatura corporal e disponibilização gratuita de álcool gel.

A cerimônia de abertura pode ser assistida a partir das 18h30 na Praça 12 de Abril, no centro histórico de Penedo, ou através do canal do Circuito no YouTube.

Programação

A noite de abertura do evento acontece às 18h30, às margens do Rio São Francisco. A ocasião deverá contar com homenagens ao crítico Elinaldo Barros e ao cineasta Pedro da Rocha, nomes marcantes do cinema alagoano que morreram este ano.

A abertura também conta com uma performance do ator Chico de Assis, que será o apresentador da cerimônia, dedicada a Paulo Freire, grande homenageado da edição.

Às 20h, será exibido o filme “Ensaio Sobre o Fracasso”, uma mistura de abordagens documental e ficcional do diretor Cristiano Burlan, com participações do ator André Gatti, da cineasta Helena Ignez, do crítico Jean-Claude Bernadet e do dramaturgo Mário Bortolotto. O diretor, que estará em Penedo para um bate-papo sobre o longa, tem sido celebrado nacionalmente por sua “Trilogia do Luto”, série de filmes em que conta as trágicas mortes da mãe, do pai e do irmão.

Enquanto acontece a abertura, às 19h, também deverá acontecer a oficina “Planejamento de produção audiovisual: o papel do produtor executivo”, promovida virtualmente pelo Sebrae. A oficina será ministrada pela produtora paulistana Mylena Mandolesi durante os dias 22, 23 e 24 de novembro. As inscrições podem ser feitas através do link.

A feira de empreendedores culturais iniciou a programação do Circuito Penedo às 16h, na Praça 12 de Abril. A feira acontece desde o ano passado, e abrange artesãos, produtores de alimentos e diversos prestadores de serviço do setor cultural.

A programação completa da semana está disponível no site do Circuito Penedo de Cinema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você